agosto 28, 2006

 

Podcasts

Ha alguns dias, escutei dois podcasts que podem ser uteis para quem estiver tentando vender a ideia de desenvolvimento agil para suas organizacoes e/ou clientes. O primeiro eh o relato entusiasmado de Bud Phillips, vice-presidente da CapitalOne (http://www.capitalone.com), uma grande instituicao financeira nos EUA. Ele eh uma pessoa de negocios, que ha alguns anos "esbarrou" com XP enquanto estudava Lean na area de negocios. Comecou pelo livro da Mary Poppendieck (Lean Software Development) e depois ajudou a disseminar a cultura agil na CapitalOne. Hoje inumeros projetos la na CapitalOne utilizam desenvolvimento agil com grande sucesso. Eh interessante ver o entusiasmo dele, que eh uma pessoa nao-tecnica, satisfeita com os resultados de TI, apos a adocao das praticas ageis. O podcast esta em http://agiletoolkit.libsyn.com/index.php?post_id=116686.

O outro podcast eh um painel, do qual o Bud Phillips tambem participou, onde diversas pessoas de negocios, de grandes organizacoes, contam suas boas experiencias com a adocao de praticas ageis. Está em http://agiletoolkit.libsyn.com/index.php?post_id=118595.

Alem desses, tenho escutado varios podcasts no site http://agiletoolkit.libsyn.com. Tem sido particularmente interessante ouvir sobre a Agile 2006 (http://www.agile2006.org), que aconteceu nos EUA. Enquanto na Europa eramos aproximadamente 285 pessoas em junho, nos EUA foram 1.111 participantes em julho. Eh incrível o que esta acontecendo por la. O legal eh que nas entrevistas gravadas e nos papos que ouvi la na Finlandia, a tonica eh semelhante: considera-se que desenvolvimento agil nao eh mais nenhuma novidade. Muito pelo contrario, eh algo que ja esta mais do que comprovado de que funciona bem. Isso eh especialmente real nos EUA, onde atualmente ha uma verdadeira febre em torno do assunto. Vide, por exemplo, o numero extremamente elevado de participantes na Agile 2006. Alias, vale notar tambem o numero de patrocinadores, nada menos que 28! No discurso de muitos participantes, desenvolvimento agil nada mais eh que o futuro natural do desenvolvimento de software. Cool! :-)

agosto 25, 2006

 

TDD no III SECOMP Londrina

Na próxima semana acontecerá o III SECOMP Londrina. Na terça-feira, dia 29, estarei conduzindo o mini-curso "Desenvolvimento Guiado Por Testes no Extreme Programming".
A idéia será entender os conceitos básicos e praticar:
. como são conduzidos os testes no XP;
. testes unitários com JUnit;
. uso de objetos "mock" com EasyMock;
. testes funcionais guiados por dados com FitNesse;
. testes de aceitação com Selenium;
. testes de performance com JUnitPerf;
. análise de cobertura de testes com Emma.

Apesar de não ser no Rio, como sabemos que muitos do grupo são de outras localidades, fica o convite!

agosto 21, 2006

 

Você é um "guerreiro do quadro branco"?

Em seu site, Scott Ambler convoca a comunidade ágil a compartilhar suas experiências com modelagem em quadro branco, uso de cartões CRC e User Stories, prototipação em papel e afins.

agosto 16, 2006

 

Robert C. Martin on Real-World Agile for .NET Developers

Nesta entrevista o "Tio Bob" fala do desenvolvimento ágil no mundo C#/.NET.

agosto 10, 2006

 

Reunião de Agosto do XPRio: Refactoring na prática

No dia 16, próxima quarta-feira, ocorrerá a reunião mensal de agosto do XPRio.

Estaremos selecionando algumas das técnicas de Refactoring do catálogo do Martin Fowler e para cada uma será aplicada a seguinte dinâmica:
- é apresentado o código que contém características ruins ("code smells");
- os participantes sugerem como melhorar o design do código;
- é apresentada e implementada a solução proposta no catálogo;
- são discutidas as motivações e benefícios da aplicação do Refactoring;
- são discutidas abordagens alternativas ou evolutivas.

Será utilizada a IDE Eclipse (e apresentados seus resursos para Refactoring).
Apesar do código ser em Java as técnicas podem ser aplicadas à outras tecnologias.

Palestrantes:
- Carlos Miranda
- Luiz Esmiralha

Local: Auditório do SENAC na R. Santa Luzia, 735, 7º andar (Centro, Rio de Janeiro)
Data: quarta-feira, 16/08/2006
Horário: 19 às 21 horas
A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição, nem confirmar a presença.

agosto 07, 2006

 

Resultado de pesquisa sobre adoção do Desenvolvimento Ágil

Neste artigo Ambler divulga o resultado de pesquisa realizada por ele mesmo sobre a adoção do Desenvolvimento Ágil. Contanto com a participação de mais de 4 mil pessoas, podemos ver dados sobre quais processos e práticas são mais adotados e seus efeitos sobre a produtividade, qualidade e satisfação dos clientes.
Vale conferir!