abril 12, 2005

 

TDD na Reunião de Abril

Nesta quarta-feira, 13/04/2005, ocorrerá a reunião de abril do XPRio, quando teremos uma demonstração prática de Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD - Test Driven Development).
O Vinícius Teles e o Rafael Walter abrirão um projeto no Eclipse com o intuito de programar um pequeno conjunto de funcionalidades no melhor estilo TDD.
Assim, os participantes terão a oportunidade de observar:

* O TDD utilizando o jUnit
* A utilização de Mock Objects
* O TDD para web utilizando jWebUnit
* A simulação de Mock Objects em funcionalidades web

O desenvolvimento orientado a testes é um dos maiores desafios técnicos do XP.
É comum termos dificuldades quando começamos a automatizar os testes, mas é provável que as maiores dificuldades estejam na falta de exemplos práticos de como utilizar o TDD.
Sendo assim, acreditamos que esta apresentação será uma boa oportunidade para aqueles que desejam adotar o TDD em seu dia-a-dia e fazer isso da forma mais fácil e econômica possível.

Desta vez, não haverá Power Point. Será código do início ao fim, seguindo o modelo utilizado pelo Vinícius nos treinamentos da Improve It.
Assim, esperamos dar continuidade às iniciativas prévias do grupo no sentido de tornar as reuniões mensais mais práticas e participativas.

Embora seja uma reunião do XP Rio, o tema não se limita a XP, portanto é válido para qualquer desenvolvedor de software.
Caso tenham amigos interessados em TDD, convide-os também!

Apresentadores:
Rafael Fraga Walter - Ancar
Vinícius Manhães Teles - Improve It

Data: Quarta-feira, 13/04/2005
Horário: 19 às 21 horas
Local: Auditório do SENAC na R. Santa Luzia, 735, 7º andar (Centro, Rio de Janeiro)
A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição, nem confirmar a presença.