setembro 16, 2005

 

Reunião de Setembro: Lean Software Development

Quarta-feira, dia 21/09/2005, ocorrerá a reunião mensal de setembro do XPRio. Desta vez o tema será "Lean Software Development".

Seguem informações...

Sinopse:
No final dos anos 40 um executivo da Toyota adotou a estratégia de identificar e eliminar os desperdícios do processo de produção. Após décadas de aplicação desta estratégia, nos anos 80 a indústria automobilística japonesa já se destacava no mundo todo. Impressionados pelo excelente desempenho de estratégias como o Just-in-Time, os executivos ocidentais começaram a voltar os olhos para este novo paradigma de condução do processo produtivo.
Nos anos 90, atravé do livro "The Machine that Changed the World: The Story of Lean Production", foi criado o termo "Lean Thinking" para sintetizar os conceitos que levaram a indústria automobilística japonesa do processo de produção em massa (do Fordismo) para o processo de Lean Development.
Em 2003, com o lançamento do livro "Lean Software Development, an Agile Toolkit", Mary Poppendieck (http://www.poppendieck.com/), a partir de sua experiência com a adoção do Lean Development na indústria americana, aplicou o Lean Thinking ao desenvolvimento de sistemas, criando um embasamento teórico consistente aos processos ágeis e ainda sugerindo práticas que auxiliam na tradução dos conceitos Lean em práticas ágeis.

Data: quarta-feira, 21 de setembro de 2005.
Horário: das 19 às 21 horas.
Local: Auditório do Centro de Informática e Telecomunicações do SENAC Rio.
Rua Santa Luzia, 735, 7º andar (Centro, Rio de Janeiro).
A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição, nem confirmar a presença. Qualquer dúvida no dia, procurem a recepção no 5º andar para esclarecimentos.